Carregando Post...

Quais os produtos do mercado mais indicados para a junção de esquadrias metálicas/alvenaria?

Quais os produtos do mercado mais indicados para a junção de esquadrias metálicas/alvenaria? E entre junções esquadrias/ esquadrias? E para impermeabilização/vedação das esquadrias o que aplicar? E nas junções esquadrias/vidros? É melhor, ou mais...


Pergunta elaborada por Anderson Clay Rocha(Brasília-DF); Resposta de referência por Vera Fernandes Hachich( IPT-Divisão de Engenharia Civil); Palavras-chave: caixilho, janela, madeira, alumínio, PVC, estanqueidade, selante;
Quais os produtos do mercado mais indicados para a junção de esquadrias metálicas/alvenaria? E entre junções esquadrias/ esquadrias? E para impermeabilização/vedação das esquadrias o que aplicar? E nas junções esquadrias/vidros? É melhor, ou mais indicado, a esquadria metálica de alumínio ou de madeira? E para impermeabilizar calhas metálicas, qual o processo mais apropriado?
Há uma publicação nacional que responde às suas perguntas sobre juntas: Manual Técnico de Caixilhos- publicação da ABCI (Associação Brasileira de Construção Industrializada), São Paulo, Editora Pini, 1991. Este manual trata de janelas de aço, alumínio, PVC e madeira, além de vidros, acessórios, juntas e materiais de vedação. Algumas das informações que são discutidas aqui são retiradas desse Manual, no qual, se necessário, você poderá ter mais detalhes de projeto, desenho e materiais para juntas.

Os principais selantes são constituídos por resina butílica, acrílica, polissulfeto, poliuretano e silicone. 
Para saber qual o selante mais adequado entre dois componentes distintos (esquadria e alvenaria, por exemplo), deve-se verificar a capacidade de adesão do selante aos dois suportes simultaneamente. Além disso, deve-se verificar a capacidade de movimento da junta, para absorver e acomodar as dilatações dos diversos materiais em contato, a resistência ao envelhecimento. Além disso, deve-se verificar se a temperatura e o tempo de cura são compatíveis com a sua necessidade. 

Quanto à vedação das esquadrias e da junção esquadria/vidro, os materiais mais adequados dependem, fundamentalmente, do material do perfil do caixilho, da condição de exposição e do projeto da esquadria.
Na vedação interna, os cantos podem receber selantes butílicos, poliuretano ou silicone. Na vedação entre folhas fixas e móveis, entre folhas fixas e entre o vidro e a folha podem ser utilizadas guarnições - escovas ou gaxetas. As gaxetas são extrudadas com seções e materiais diversos e as escovas são constituídas, em geral, de felpas de polipropileno.

A esquadria mais indicada é aquela que preenche os requisitos de desempenho e durabilidade em uso, independente dos materiais do perfil. A esquadria deve atender às exigências da NBR 10.821: Caixilho para edificação, no que diz respeito à estanqueidade ao ar e à água, resistência a cargas uniformemente distribuídas e resistência às operações de manuseio. 

Quanto à durabilidade, cada material de perfil pode ser melhor ou pior de acordo com as condições de exposição e uso. Por exemplo, os caixilhos metálicos - aço e alumínio - são suscetíveis à corrosão, mas podem ser protegidos por revestimentos orgânicos e inorgânicos, aumentando sua vida útil. A corrosão depende, ainda, do meio: rural, urbano, industrial ou marinho (ver Téchne, no 2, ano 1 - "A idade do metal"). 

Os principais agentes agressivos ao perfil de PVC são a degradação térmica e a fotodegradação, que exigem uma formulação equilibrada (resina + aditivos) e a utilização de cores claras: branca, bege ou cinza. Por outro lado, atmosferas industriais ou marítimas não agridem o PVC. 

A vida útil da madeira depende da espécie botânica (resistência natural ao ataque de organismos xilófagos - degradação biológica) e das condições de exposição - degradação físico-química. As formas de obter caixilhos de madeira com maior durabilidade estão apresentadas no capítulo 6 - Controle da Qualidade, do Manual citado anteriormente. 

Quanto à impermeabilização de calhas metálicas, não há ainda estudos conclusivos que indiquem o melhor processo de aplicação ou o melhor desempenho dos materiais utilizados para esse fim.

Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

Escreva para nós, vamos trocar algumas ideias!

Telefone

Email

contato@vedaacao.com.br

Localização