Carregando Post...

Impermeabilização com Selantes

Os Selantes são usados para preenchimento, calafetação ou vedação, plásticas ou elásticas, de aberturas de trincas ou juntas. Atendem as seguintes funções: evitar a passagem de ar, água ou sólidos para o interior da edificação, permitir movimentações de retrações causadas por hidratação do cimento, expansão, variação térmica, vibração, etc. Atenuar a transferência de esforços ou de tensões. Acomodar pequenas variações dimensionais toleradas em projeto. Acomodar movimentações entre materiais de diferentes naturezas. Permitir mudanças de planos de fachadas. Impedir a intrusão de sólidos.

 

São compostos por polímeros, cargas, pigmentos e aditivos modificadores de suas propriedades. São conhecidos no mercado de acordo com o tipo do polímero, cura e comportamento mecânico. Podem ser monocomponentes ou bicomponentes.

 

Selantes para trincas em alvenaria geralmente são de base acrílica e as trincas devem estar estabilizadas.

 

As juntas de movimentação correspondem a importante etapa da obra e deve ser especificadas em projeto, pois estes produtos apresentam diferentes propriedades, de acordo com o tipo e a composição química. Falhas nas juntas de movimentação são causadores de manchamentos, infiltrações e descolamentos de revestimentos cerâmicos. A manutenção corretiva torna-se onerosa devido à dificuldade de acesso.

 

Em juntas pode-se usar selantes de base poliuretano, silicone ou silicones híbridos (MS polímeros). A aplicação e fiscalização devem ser efetuadas e acompanhadas por profissional qualificado e treinados, cientes das práticas e técnicas a fim de se atingir um perfeito desempenho.

 

Além da classificação de selante com base na composição química e no modo de cura, estes produtos são também classificados conforme a capacidade de acomodação de movimentação.

 

Para selecionar o tipo de selante para uma dada obra, no projeto deve constar as especificações das exigências da obra. Por exemplo: selante para fachada de um edifício deve ter as seguintes propriedades: Dureza Shore A, fator de acomodação, módulo de elasticidade, capacidade de extrusão, adesão ao substrato, durabilidade ao intemperismo natural ou acelerado, manchamento do substrato.

 

Entre as principais falhas em selantes estão presença de umidade, devido à falta de secagem ou cura insuficiente ou substrato com umidade constante. Presença de materiais contaminantes. Baixa resistência mecânica do substrato. Inexistência de primer. Selante com resistência inferior desejada. Seleção inadequada do produto. Pegajosidade. Escorrimento. Consistência elevada.

 

Alguns selantes necessitam de primer em todos os tipos de substratos e outros apenas em certos tipos de substratos. Há também selantes que dispensam o uso de primer. A realização de ensaio qualitativo de aderência permite melhor definição do procedimento e aplicação do selante.

 

Em geral o passo a passo para aplicação de selantes corresponde a abertura da junta, preparo da junta, condições da superfície (substrato), limpeza da superfície, avaliação da limpeza, avaliação da presença de umidade no substrato, conferir a adequadabilidade do selante, proteção da abertura, aplicação do primer, aplicação do corpo de apoio, aplicação do selante e acabamento da junta.


Fonte:http://www.manuaisdeescopo.com.br/News/2013/03/11/Impermeabilizacao-com-Selantes

Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

Escreva para nós, vamos trocar algumas ideias!

Telefone

Email

contato@vedaacao.com.br

Localização